RECEITA: Moussaka Benringelas com Carne Moída

21.02.06

Ingredientes

3 berinjelas grandes
sal
azeite para fritar
1 ou 2 cebolas fatiadas bem fino
1 dente de alho
500 g de carne moída bovina
(ou bovina e de carneiro, meio a meio)
pimenta preta
½ colher (chá) de canela em pó
2 tomates sem pele e sementes, picados grosseiramente
½ xícara (chá) de purê de tomate
2 a 3 colheres (sopa) de salsinha picada

Para Bechamel

2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (aproximadamente 24g) de sopa de leite em pó Léo
2 xícaras (chá) de água
1 gema
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
sal
pimenta
½ colher (chá) de noz-moscada.

Modo de Preparo

Descascar as berinjelas e fatiá-las bem finas, no sentido longitudional. Polvilhar generosamente com sal e deixar no escorredor por 30 minutos. Enxugar as fatias com papel-toalha, fritar cada uma dos dois lados e colocá-las sobre outro papel-toalha para absorver o excesso de gordura. Reservar.
Em uma panela, dourar as cebolas e o alho em duas colheres de azeite. Acrescentar a carne moída, mexendo até corar. Temperar com sal, a pimenta e a canela. Juntar os tomates picados, o purê de tomate e a salsinha. Cozinhar por cerca de 30 minutos, adicionando algumas colheres de água, se necessário. Reservar.
Preparar um molho bechamel do seguinte modo: Em uma panela pequena, derreter a manteiga, retirar do fogo e adicionar a farinha, misturando até ficar uma pasta cremosa.
Voltar ao fogo e acrescentar á água e o leite, mexendo para não formar grumos. Temperar com sal, pimenta e noz-moscada, deixando cozinhar até engrossar. Retirar do fogo e juntar a gema previamente diluída em um pouco de leite. Retornar ao fogo mais uma vez, mexendo sempre, mas sem deixar ferver.
Reservar.
Untar uma fôrma refratária retangular com azeite. Dividir a porção de berinjela em duas partes, forrando com uma delas a fôrma. Cobrir com carne moída. Colocar a segunda camada de berinjela e, por fim, o molho bechamel. Salpicar com o parmesão ralado. Levar ao forno por 45 minutos até que se forme uma crosta dourada.