RECEITA: Esfihas Caseiras

21.02.06

Ingredientes da Massa

4 xícaras de farinha de trigo
15 g fermento biológico
2 colheres (aproximadamente 24g) de sopa de leite em pó Léo1 xícara de leite
½ xícara de óleo de canola
1 colher (chá) açúcar
2 colheres (chá) de sal

Recheio

500 g carne moída
1 cebola média
1 tomate graúdo sem sementes
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 tempero Sírio*
sal e pimenta-do-reino

Modo de Preparo

Colocar o fermento em uma tigela, acrescentar o açúcar e dissolver o fermento. Acrescentar o leite misturado na água e misturar bem. Peneirar a farinha e o sal em outra tigela. Misturar o óleo à mistura de fermento e leite e despejar lentamente sobre a mistura de farinha e amassar bem, até obter uma massa bem lisa. Se necessário, acrescentar mais um pouco de farinha. A massa deve ficar bem macia e não deve estar pegajosa.

Cobrir a massa com um pano úmido e colocar para fermentar por cerca de 40 minutos em local morno. A massa deve dobrar de volume. Após a massa estar bem crescida, amassá-la novamente por cerca de 2 minutos e dividí-la em bolinhas do tamanho de bolas de ping pong. Renderá cerca de 30 unidades. Colocá-las em uma assadeira levemente untada, deixando descansar novamente por 20 minutos.

Para o recheio, pique finamente a cebola e o tomate, misture à carne moída. Acrescente o suco de limão, tempero sírio, sal e pimenta-do-reino. Reserve. Aqueça o forno em temperatura máxima. Prepare com a massa discos de cerca de 8 cm deixando as bordas mais grossas (cerca de ½ cm), os discos devem ser abertos à mão, coloque-os em uma assadeira e cubra com um pouco do recheio como se fosse uma pequena pizza, leve ao forno e asse até estarem levemente douradas, sirva imediatamente.

O tempero sírio é encontrado pronto, caso não encontre prepare uma mistura com canela em pó, pimenta-do-reino branca em pó, gengibre em pó, noz moscada ralada e pimenta da Jamaica ralada.